Notícias - Escolha o Ano:

Contracheque no ar: The economist denuncia roubo ao contribuinte brasileiro
15/06/2012

Gustavo Braga - Blog do Servidor

A divulgação dos salários dos servidores ganhou espaço de destaque na revista britânica The Economist. A reportagem afirma que com a publicação dos vencimentos, prevista para o fim deste mês, se evidenciará um verdadeiro roubo ao dinheiro do contribuinte brasileiro.

A The  Economist cita ainda a brincadeira do prefeito Gilberto Kassab, quando disse que iria procurar emprego na garagem da Assembleia Municipal de São Paulo. A assembleia publicou este mês, pela primeira vez, os salários  de seus 2 mil empregados. Lá, um supervisor de garagem chega a ganhar  mais de R$ 19 mil.

A reportagem mostra ainda que, apesar de o teto do funcionalismo público no Brasil ser de R$ 26,7 mil, é comum encontrar quem tenha vencimentos bem superiores a esse valor. Um caso emblemático é o do ex-presidente José Sarney, que ganha R$ 62 mil por mês, entre o seu salário como senador e duas pensões referentes a mandatos anteriores.

A reportagem da revista britânica não poderia ter sido mais feliz. E não é preciso ir tão longe para encontrar situações semelhantes. É fácil constatar distorções gritantes no serviço público antes mesmo que a divulgação de salários no âmbito federal ocorra.

Tomemos o exemplo do atual concurso em andamento para o Senado Federal. O certame oferece salário de R$ 13,8 mil para o cargo de técnico de processo industrial gráfico. A título de comparação, um profissional que desempenha a mesma função no mercado privado de Brasília ganha, em média, R$ 800 – uma diferença de 1.700%.

Um professor titular de universidade federal, com doutorado e dedicação exclusiva, tem salário inicial de R$ 11,7 mil, quase dois mil a menos do que um técnico de nível médio do Senado. A propósito, os professores das universidades federais estão em greve há quase um mês.

A reportagem está disponível no link: http://www.economist.com/node/21556916

Essa notícia foi lida 226 vez(es) desde 15/06/2012